Carne de cordeiro: quais são os benefícios?


A carne de cordeiro costuma não ser tão conhecida e consumida pelos brasileiros, mas trata-se de um alimento extremamente nutritivo ao organismo, sendo rica em proteínas, minerais e vitaminas.

Ainda não conhece esse tipo de carne, muito menos os benefícios que pode proporcionar? Então, saiba, aqui, essas informações e veja como inserir esse alimento nas suas refeições.

PARA QUE SERVE A CARNE DE CORDEIRO

A carne de cordeiro tem como papel importante o fornecimento de proteínas para o organismo, além de nutrir e auxiliar na construção de massa magra e evitar a perda de massa muscular.

Por isso, esse tipo de carne é perfeito para quem deseja ficar musculoso, para atletas, idosos e pessoas que estão em fase pós-cirúrgica, acelerando a recuperação.

O alimento também fornece outros nutrientes para o organismo, como a vitamina B12 (evita a anemia e danos ao sistema neural), zinco(importante para o crescimento e a produção hormonal) e niacina(previne doenças cardíacas).

Além disso, a carne conta com fósforo(auxilia no crescimento), ferro(previne anemia e contribui para a beleza e qualidade da pele) e creatina(fornece energia aos músculos).

BENEFÍCIOS DA CARNE DE CORDEIRO

Como é uma rica fonte de vitaminas, minerais e proteínas, ela oferece benefícios únicos ao organismo. Ao fazer o consumo do alimento, é possível garantir:

1. GANHO E/OU MANUTENÇÃO DE MASSA MUSCULAR

A elevada quantidade de proteína da carne de cordeiroajuda nos processos de ganho ou manutenção de massa muscular, funcionando como um diferencial para fisiculturistas ou atletas, por exemplo.

Idosos também beneficiam-se do consumo da carne, especialmente porque tendem a perder massa magra de maneira acelerada. O alimento retarda esse processo e evita complicações ortopédicas.

2. MELHORA DO DESEMPENHO FÍSICO

A carne do cordeio possui beta-alanina, aminoácido utilizado pelo corpo para produzir carnosina. Ambas as substâncias ajudam a melhorar a função muscular, reduzindo a fadiga, seja em atividades básicas ou na prática de exercícios.

3. PREVENÇÃO DE ANEMIA

A carne de cordeiro tem alta concentração de ferro, nutriente essencial para evitar ou combater a anemia. Portanto, inseri-la na alimentação ajuda a prevenir essa doença.

4. INGESTÃO DE VITAMINA B3

O alimento é rico em vitamina B3, também chamada de niacina. Trata-se de um nutriente que melhora a circulação sanguínea, ameniza enxaquecas, controla a diabetes e baixa o colesterol.Por isso, é uma excelente dica para quem deseja controlar e prevenir essas doenças e suas complicações.

5. SAÚDE DOS OSSOS

Um dos minerais presentes nesse tipo de carne é o cálcio, que fortalece ossos e dentes, de modo a evitar problemas ortopédicos e dentários graves, como a osteoporose e a perda dental.

6. PREVENÇÃO DE CÂNCER

Uma porção de carne de cordeiro tem mais de 50% da dose diária recomendada de selênio, que é um mineral que mantém o ciclo de vida natural das células, o que ajuda a prevenir o câncer.

7. FORTALECIMENTO DA IMUNIDADE

Outro nutriente presente no alimento é o zinco, que tem o poder de fortalecer o sistema imunológico, combatendo gripes e pequenas inflamações/infecções, além de reduzir o risco de contrair essas enfermidades.

PROPRIEDADES DA CARNE DE CORDEIRO

As propriedades desse alimento variam de acordo com o corte da carne utilizado e se ele é ou não curado, ou seja, salgado e defumado. Mas, de modo geral, uma porção de 100 gramas apresenta:

  • Calorias – 244kcal;
  • Proteína – 18g;
  • Vitamina B1 – 0,1mg;
  • Vitamina B12 – 0,1 mg;
  • Vitamina B3 – 6,1mg;
  • Cálcio – 12mg;
  • Ferro – 1,6mg;
  • Magnésio – 22mg;
  • Potássio – 239mg;
  • Selênio – 0,1mg;
  • Zinco – 3,5mg.

CARNE DE CORDEIRO EMAGRECE?

O alimento auxilia na perda de peso, porque possui pouca caloria, mas somente se consumido em sua versão fresca e não a curada. Existe a possibilidade de inserir esse tipo de carne na refeição, substituindo carnes mais gordas, como a bovina.

COMO CONSUMIR A CARNE DE CORDEIRO

Se sua intenção for aproveitar todos os benefícios da carne, ter uma alimentação saudável e emagrecer, prefira consumi-la assada ou cozida, que são preparos menos calóricos.

Caso o peso não seja uma preocupação, vale a pena investir na versão curada da carne, que pode funcionar como um complemento de pratos principais ou lanches – somente tome o cuidado de não abusar, porque esta opção possui maior quantidade de sal, que não é tão saudável.

Fonte: https://www.queroviverbem.com.br